Psicoterapia TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental)

Abaixo você encontra as informações sobre a terapia cognitivo-comportamental, demais serviços realizados e sobre agendamento

Psicoterapia utilizando a abordagem TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental)

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma forma de psicoterapia que combina dois métodos terapêuticos: a terapia cognitiva e a terapia comportamental. Ela é baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interconectados e que mudar pensamentos e comportamentos negativos pode levar a uma melhoria no estado emocional e mental.

Aqui estão os principais aspectos da TCC:

1. Foco no Presente

Diferentemente de algumas outras formas de terapia, a TCC se concentra mais nos problemas e dificuldades atuais, em vez de explorar eventos passados.

2. Pensamentos Negativos

A TCC ajuda as pessoas a identificar e desafiar padrões de pensamento negativos ou irracionais (conhecidos como distorções cognitivas) que podem contribuir para problemas emocionais ou comportamentais.

3. Reestruturação Cognitiva

Esta é uma técnica chave na TCC, onde se trabalha para alterar padrões de pensamento negativos ou destrutivos.

4. Desenvolvimento de Habilidades

A TCC frequentemente envolve o ensino de habilidades específicas, como técnicas de relaxamento, gestão da raiva ou maneiras de melhorar a comunicação. Estas habilidades são praticadas na vida diária.

5. Abordagem Colaborativa

Terapeuta e paciente trabalham juntos para identificar objetivos de tratamento, com o paciente tendo um papel ativo no processo.

6. Tarefas de Casa

Os pacientes geralmente recebem tarefas para praticar em casa, como exercícios de escrita ou prática de habilidades aprendidas nas sessões.

7. Evidência e Orientação por Metas

A TCC é baseada em evidências e frequentemente usa técnicas que foram cientificamente testadas. Ela é orientada para metas específicas que o paciente deseja alcançar.

A TCC é eficaz para uma variedade de problemas, incluindo, mas não se limitando a, depressão, ansiedade, transtornos do pânico, fobias, transtornos alimentares, TOC e transtornos de estresse pós-traumático. É uma abordagem bastante prática, que visa ajudar os indivíduos a desenvolverem estratégias de enfrentamento para lidar com desafios específicos em suas vidas.

Outras Especialidades

Avaliação Psicológica para Orientação Vocacional

Avaliação Psicológica para Orientação Vocacional

É um conjunto de técnicas e práticas destinadas ao esclarecimento da temática vocação conduzido por profissionais de psicologia.

Saiba mais
Avaliação Neuropsicológica para TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Avaliação Neuropsicológica para TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

Busca investigar e compreender os padrões cognitivos e comportamentais específicos relacionados ao TDAH.

Saiba mais
Reabilitação Neuropsicológica

Reabilitação Neuropsicológica

Visam otimizar as funções cognitivas comprometidas, promovendo a adaptação e o desenvolvimento de habilidades para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com disfunções neuropsicológicas.

Saiba mais